Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

Agosto Dourado: Araucária reforça a importância do aleitamento materno

temtudoinfinity
1 de agosto de 2025
Agosto Dourado: Araucária reforça a importância do aleitamento materno

Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) realiza ações em alusão ao Agosto Dourado – campanha que destaca a importância do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe.

As atividades serão promovidas em diversos serviços de saúde do município, com o objetivo de incentivar essa prática tão essencial nos primeiros anos de vida.

No Centro de Especialidades Terapêuticas, serão realizadas intervenções informativas nas salas de espera, abordando os benefícios da amamentação e a importância do posicionamento adequado do bebê durante a pega.

A forma correta de amamentar ajuda a evitar problemas como as otites, inflamações no ouvido causadas, entre outros fatores, pelo acúmulo de leite na tuba auditiva em casos de má postura da criança.

Na Clínica de Saúde da Mulher, a campanha está sendo trabalhada no grupo on-line das gestantes, além das intervenções na sala de espera.

Nas unidades de Atenção Primária à Saúde, o tema será reforçado em encontros dos grupos de gestantes e de puericultura, com orientações na sala de espera e Cantinho da Amamentação – espaço voltado ao acolhimento e orientação às puérperas. Já no Hospital Municipal de Araucária, o assunto será tratado durante o Plano de Parto e também no Cantinho da Amamentação.

Trabalho contínuo As atividades promovidas durante o Agosto Dourado complementam um trabalho que já é realizado de forma contínua nas unidades de saúde, especialmente durante as consultas de pré-natal e nos grupos de gestantes. Atualmente, esses grupos estão presentes em algumas unidades de saúde. Procure a mais próxima da sua residência para obter mais informações.

Por que Agosto Dourado? A cor dourada, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), representa o “alimento de ouro” — o leite materno, considerado o alimento mais completo para os bebês.

Ele fornece todos os nutrientes necessários nos primeiros meses de vida, fortalece o sistema imunológico e protege contra doenças.

Além dos benefícios para a criança, a amamentação também é positiva para a saúde da mulher, contribuindo para a redução do risco de sangramentos pós-parto, anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e doenças cardiovasculares, de acordo com o Ministério da Saúde.

A recomendação é de que o leite materno seja o alimento exclusivo até os seis meses do bebê – mas que seja mantido, com alimentação complementar, até os dois anos ou mais.