Araucária convoca população a se vacinar contra a gripe.

Com a chegada do frio e o aumento dos casos de síndromes gripais, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) faz um alerta à população sobre a importância da vacinação contra a gripe: a imunização é fundamental para reduzir os riscos de infecção, hospitalização e até óbitos causados pelos vírus da influenza.
Apesar de a vacina estar disponível para toda a população nas unidades básicas de saúde, a adesão segue baixa. A meta da campanha é vacinar 90% do público prioritário – formado por idosos, gestantes e crianças – o que representa 33.069 pessoas.
Até o momento, apenas 13.645 foram imunizadas, o que corresponde a 43,18% da meta. De acordo com o Departamento de Urgência e Emergência, os atendimentos na UPA Araucária por sintomas respiratórios aumentaram significativamente no primeiro quadrimestre de 2025.
Em janeiro foram registrados 174 atendimentos, enquanto em abril o número saltou para 425, representando um crescimento de aproximadamente 144%. A nota técnica conjunta do Ministério da Saúde destaca que a vacinação é a medida preventiva mais eficaz contra os vírus da gripe.
O documento também traz dados da situação epidemiológica até a semana 16 (de 13 a 19 de abril), mostrando que, entre crianças de até 10 anos, os vírus mais comuns foram rinovírus (45%), SARS-CoV-2 (10%) e VSR (17%). Já em pessoas acima de 10 anos, os principais agentes identificados foram rinovírus (42%), SARS-CoV-2 (25%) e influenza (24%).
Nos idosos com 60 anos ou mais, predominam o SARS-CoV-2 (39%), rinovírus (27%) e influenza (19%). A SMSA reforça a importância da vacinação e das medidas de prevenção, como higiene frequente das mãos, ambientes ventilados e diagnóstico precoce.
Confira abaixo os horários de vacinação nas unidades básicas de saúde de Araucária:
Unidades de saúde – vacinação contra a gripe Área urbana • Das 8 às 18h30: Industrial, CSU, Shangri-lá, Califórnia, Boqueirão e Costeira • Das 8 às 16h30: CSA, Padre Chico, Santa Mônica e Vila Angélica • Das 9 às 15h: Tupy (CRAS Tupy) Área rural • Das 8 às 16h30: Fazendinha, Tietê, Lagoa Grande, Colônia Cristina, Guajuvira e Rio Abaixinho.