Araucária faz a primeira campanha de castrações de cães e gatos de 2026

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), iniciou nesta quarta-feira (28) a primeira campanha de castração gratuita de cães e gatos em 2026.
Nesta etapa, que segue até sábado (31) no Parque Cachoeira, está prevista a realização de cirurgias em cerca de 1 mil animais já cadastrados.
A equipe da SMMA explica que, se tudo ocorrer conforme o planejado, a fila de animais cadastrados aguardando pela cirurgia deve ser ficar perto de zerar.
A última campanha de castração ocorreu no fim de dezembro de 2025 e atendeu a 1.317 animais. A convocação dos animais é feita a partir da lista de animais cadastrados junto à SMMA.
A equipe do Departamento de Proteção Animal entra em contato para confirmar data e horários, além de dar outras orientações pré-operatórias, como o jejum necessário.
A castração gratuita é voltada aos animais de moradores de Araucária que possuam NIS (Número de Identificação Social) ou protetores de animais cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Também é possível cadastrar um animal comunitário que vive na sua rua, mas o interessado deve ficar atento aos cuidados pré e pós-operatórios.
Depois disso, o animal pode retornar ao local onde vive.
Cadastro O cadastro de animais para os próximos mutirões de castração gratuita pode ser realizado no site da Prefeitura de Araucária (https://araucaria.atende.net/subportal/meio-ambiente/pagina/castracao-solidaria), pelo aplicativo Atende.Net ou presencialmente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no Parque Cachoeira.
A castração contribui para o controle populacional de animais, reduz crias indesejadas e auxilia na prevenção de algumas doenças, como a esporotricose, ao diminuir comportamentos que aumentam a exposição e a transmissão do fungo.
Compromisso Para a realização da cirurgia é OBRIGATÓRIO o cumprimento rigoroso do jejum de 8 horas, tanto de água quanto de alimento.
O animal não pode estar amamentando nem apresentar quadro de saúde debilitado.
Além disso, o tutor ou protetor responsável deve permanecer no local durante todas as etapas do procedimento, desde a anestesia até a finalização da cirurgia. Em caso de descumprimento das regras, a cirurgia não pode ser realizada.
Os tutores dos animais também são responsáveis por avisar com antecedência caso não possam levá-lo(s) no dia e horário agendados para a cirurgia.
Tem dúvidas e deseja mais esclarecimentos sobre os mutirões de castração? Entre em contato pelo telefone (41) 3614-7480 – Meio Ambiente.
