Araucária recebe ambulância estilo "UTI móvel" do Governo do Estado

Araucária recebeu um importante reforço para a Rede de Urgência e Emergência do município – uma ambulância de última geração, com estrutura completa de UTI móvel, equipada com ventilador mecânico, monitor cardíaco, desfibrilador, oxímetro portátil, bomba infusora, aspirador portátil, acesso lateral aos cilindros de oxigênio e cadeira de rodas.
O veículo, que custa cerca de R$ 550 mil, é um dos 150 entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no Palácio Iguaçu nesta quarta-feira (03) – um investimento de R$ 82,5 milhões.
“Esta ambulância vai ajudar a fortalecer a rede assistencial local e ampliar a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde, a retaguarda do SAMU 192 e aprimorar o tempo de resposta em situações críticas”, comentou a diretora do Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Ana Taborda.
“Com essa entrega, Araucária passa a contar com um recurso estratégico para qualificar o atendimento, otimizar o fluxo assistencial e ampliar a capacidade operacional nas ocorrências de maior gravidade.”
O prefeito Gustavo Botogoski, que participou da solenidade junto com a secretária municipal de Saúde, Renata Knopik Botogoski, fez coro:
“Esse reforço fortalece nossa estrutura de urgência e emergência com tecnologia de ponta e equipamentos completos para salvar vidas no primeiro atendimento.
É mais segurança, mais agilidade e mais qualidade no cuidado com a nossa população”.
Já o governador Ratinho Júnior lembrou que até hoje o Samu tinha 65 ambulâncias UTI no Paraná.
“Só nesta entrega estamos colocando à disposição 150 unidades, mais do que o dobro das que estão em circulação hoje. E vamos chegar a 215 ambulâncias desse tipo atendendo a população em todo o Estado”, adiantou.
Nesta primeira etapa, 100 ambulâncias foram distribuídas para as cidades que já contam com Unidades de Suporte Avançado (USA) do Samu, para locais com potencial de expansão do serviço e para unidades próprias do Estado.
As outras 50 serão repassadas nos próximos dias, completando as 150 anunciadas pela Sesa.
