Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

Araucária recebe curso de Formação de Multiplicadores em Tecnologias Não Letais

temtudoinfinity
21 de agosto de 2025
Araucária recebe curso de Formação de Multiplicadores em Tecnologias Não Letais

Araucária recebe nesta semana, pela primeira vez no Paraná, o Curso de Formação de Multiplicadores em Tecnologias Não Letais, promovido pela empresa Condor Tecnologias Não Letais, referência mundial na área e reconhecida pelo Governo Brasileiro como Empresa Estratégica de Defesa.

O uso de tecnologias de menor potencial ofensivo reduz os riscos de lesões graves ou fatais, contribuindo para a preservação da vida e para uma atuação mais segura e proporcional das forças de segurança.

Por meio do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN – GM), Araucária é a anfitriã da capacitação para si e outros 11 municípios: Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Ponta Grossa. O curso aborda o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, aliando teoria e prática.

Entre os temas, foram destacados os princípios de uso progressivo e proporcional da força, com instruções sobre granadas não letais, lançadores, armas de incapacitação temporária neuromuscular, munições de borracha, pirotécnicos, sprays e outros equipamentos aplicados à segurança pública.

A formação foi conduzida pelo coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ex-comandante do BOPE, Ricardo de Souza Soares, em conjunto com os instrutores Márcio Williams e Alexsandro Morais, também representantes da empresa.

De acordo com o coronel Soares, a capacitação reflete padrões internacionais de qualidade. “Esse curso está no mesmo nível do que oferecemos às equipes de segurança da Copa do Mundo do Catar. Trata-se de uma formação de alto nível, que posiciona Araucária em um novo patamar na disseminação de boas práticas em defesa e segurança”, destacou.

Para o secretário municipal de Segurança Pública de Araucária, Laércio de Aguiar, a realização do curso reforça o compromisso com a inovação e a ética na atividade policial. “Este curso reafirma a importância da responsabilidade no exercício da segurança pública e valoriza a integração entre os municípios participantes do COIN”, resumiu.