Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

Araucária tem quatro propriedades confirmadas na Rota Turística do Morango

temtudoinfinity
27 de outubro de 2025
Araucária tem quatro propriedades confirmadas na Rota Turística do Morango

O trabalho de fomento à produção de morango em Araucária agora recebe um reconhecimento em nível estadual. Isso porque foi confirmado que quatro propriedades rurais do município vão fazer parte da Rota Turística "Morangos do Paraná", uma realização do IDR-Paraná.

São elas: Chácara Baedeski (Colônia Ipiranga), Chácara São Miguel (Guajuvira), Irmãos Sokulski (Colônia Cristina) e Chácara Família Durau (Colônia Taquarova). Essa nova rota turística do estado começa com um total de 12 propriedades da região metropolitana de Curitiba e deve chegar a outras regiões do estado.

Além de Araucária, São José dos Pinhais, Colombo, Tijucas do Sul e Agudos do Sul também fazem parte dessa rota, que busca valorizar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável por meio do turismo como atividade complementar de renda.

Em comum As quatro propriedades de Araucária da rota contam com situações similares entre elas. A primeira é que todas têm histórico de apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura (SMAG), com o fornecimento de mudas de morango como forma de incentivo à produção local e à geração de renda.

Só neste ano, a Prefeitura entregou 400 mil mudas para 243 pequenos produtores rurais locais cadastrados. A segunda semelhança é quanto à oferta de produtos e experiências: a Chácara São Miguel (@chacarasaomiguelm), a Irmãos Sokulski (@irmaos.sokulski) e a Chácara Família Durau (@chacarafamiliadurau) oferecem o sistema de colhe e pague de morangos e degustação, além de delícias preparadas com a fruta.

No caso da Chácara Baedeski (@chacarabaedeski), além do que ocorre nas outras propriedades citadas, há também café colonial e produtos coloniais. O terceiro ponto em comum está no envolvimento direto com o turismo rural.

A Chácara Baedeski, a Chácara São Miguel e Chácara Família Durau fazem parte da já tradicional Rota Turística Caminhos do Guajuvira, que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) – que é uma das principais rotas turísticas da região metropolitana de Curitiba.

No caso da propriedade dos Irmãos Sokulski apenas a rota é diferente, já que ela integra a Rota das Represas, com um roteiro em implantação no município e também com o apoio da SMCT. Avaliação técnica A extensionista rural da IDR-Paraná Renata Lessa, que acompanha de perto as ações em Araucária, explica que indicou essas quatro propriedades locais para a rota, e que outras podem entrar mais adiante.

O processo para inclusão contou com visitas de técnicos do IDR em cada uma das propriedades para avaliação de pontos fortes e sugestões de melhorias para desenvolver o turismo rural. O anúncio da Rota Morangos do Paraná ocorreu durante o XI Seminário Nacional do Morango e o III Encontro Regional do Morango, que integram o XI Simpósio Nacional do Morango, em São José dos Pinhais.