Assistência veterinária da SMAG faz cesárea de emergência e salva ovelha e filhote

O atendimento veterinário gratuito, uma ação da Secretaria de Agricultura de Araucária (SMAG), já soma 550 ações em 2025.
O serviço, voltado a animais de produção de pequenos produtores rurais, recentemente salvou a vida de uma ovelha e do seu filhote em uma propriedade rural no Tietê.
O procedimento só foi possível diante da disponibilidade de equipamentos e medicamentos.
A médica veterinária Jordana Andrioli, uma das profissionais da equipe da SMAG, explica que, diante de um quadro de “prolapso”, o parto natural seria um risco muito grande tanto para a ovelha quanto para o filhote. “Deu tudo certo, nasceu um cordeiro, que logo após o parto já mamou.
A ovelha ficou bem, foi medicada e já recebeu alta”, resumiu.
O casal Arlindo e Roseli Halama cuida da propriedade, onde cultiva hortaliças e, além de ovelhas, cria porcos e galinhas para consumo da família.
O produtor rural conta que percebeu que a ovelha forçava, mas não conseguia parir e que havia perdido líquido. Para acabar com o sofrimento do animal, a família entrou em contato com a SMAG e solicitou o atendimento veterinário, que fez a cesárea no mesmo dia.
A equipe esclarece porém que esse tipo de procedimento só é realizado em emergências, como foi o caso da ovelha da Família Halama, que autorizou a ação. “Tenho pouca criação, mas tinha visto o atendimento para os vizinhos.
Eles vieram e atenderam. Foi 100%”, elogiou o produtor rural, que enalteceu o comprometimento dos servidores da secretaria quando precisou de apoio.
A família Halama também já utilizou outros serviços oferecidos pela Agricultura, como equipamentos voltados à produção de milho e para o preparo do solo.
Atendimento O atendimento veterinário gratuito busca dar as orientações técnicas corretas sobre o manejo e o suporte adequado para melhorar a criação e o bem-estar desses animais de produção.
A equipe da SMAG também desenvolve outras ações ao longo do ano, incluindo campanhas de vacinação – como a contra a brucelose em novilhas e contra a raiva, encefalomielite e tétano em cavalos e muares. Para ter direito ao atendimento veterinário, bem como a outros serviços de apoio ao produtor rural, é preciso estar inscrito no Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF).
Mais informações com a SMAG, que fica à rua Professora Kazimiera Szymanski, 67, Porto das Laranjeiras, ou pelo telefone (41) 3614-7530.
