Benefício do Educard já foi autorizado, confira!

Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED), até a manhã desta terça-feira (27), 2.893 solicitações do passe livre estudantil, o Educard, já foram autorizadas. Outras 727 ainda estão pendentes.
Como saber se tudo está certo? Esta informação aparece no próprio sistema onde foi feita a solicitação.
Ao consultar o sistema, se aparecer o status “autorizado” é porque tudo ocorreu de maneira correta e basta aguardar para validar o cartão no ônibus (TRIAR) assim que iniciar o período letivo.
Nos casos em que aparece “aguardando”, é porque ainda há algo pendente, que pode ser sobre a necessidade de ir ao Terminal Central ou questão de documentação, por exemplo.
O próprio sistema informa qual é a pendência e como solucionar.
O trabalho integrado entre diferentes estruturas da Prefeitura possibilitou que o processo para a solicitação do benefício fosse desburocratizado a partir deste ano.
O sistema foi elaborado pela equipe da Secretaria de Ciência Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SMCIT), para que o adulto responsável pudesse fornecer o menor número de informações com o mínimo de cliques, para agilizar o processo.
Vale lembrar que a solicitação do Educard é on-line e ocorre por meio do site https://passe-escolar.araucaria.pr.gov.br/.
Conforme informações da SMED, o acesso ocorre mediante a data de nascimento do estudante e CPF do responsável legal. Na prática, quem já possui o Educard de 2025 não vai precisar ir ao Terminal Central.
Apenas fazer a solicitação on-line e depois validar o cartão no ônibus do TRIAR.
Quem pode? O Educard garante a gratuidade nos ônibus do TRIAR aos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio em instituições públicas do município (CMEIs, escolas municipais e colégios estaduais) – incluindo turmas de EJA e Ceebja.
Pais ou responsáveis por crianças de até 12 anos também têm direito à gratuidade, no trajeto de ida ou volta da unidade educacional. O benefício também se estende aos estudantes da Rede Estadual de Ensino.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), os responsáveis legais por esses estudantes podem fazer a solicitação no mesmo sistema.
Não é mais necessário ir à unidade onde o estudante está matriculado, como ocorria em anos anteriores. Quem vai precisar ir ao Terminal? Com o processo simplificado, a Superintendência de Transporte Coletivo/SMPL esclarece que só vai precisar ir ao Terminal Central para tratar do Educard: quem não tinha o cartão em 2025 (deve ir o responsável legal e a criança com documentos pessoais e comprovante de endereço); quem estiver com o cartão com algum tipo de problema (lembrando que o cartão não funciona fora do período de aulas); quem precisa da 2.ª via do cartão.
O Terminal Central fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 356 – Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h (sem fechar para almoço).
Apoio Em caso de dúvida sobre o processo de solicitação, o adulto responsável pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 3614-7525 (Departamento de Transporte Escolar).
