Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

Cerca de 400 idosos participam dos Jogos da Integração Metropolitana em Araucária

temtudoinfinity
1 de setembro de 2025
Cerca de 400 idosos participam dos Jogos da Integração Metropolitana em Araucária

Araucária sediou nesta sexta-feira (29) os Jogos da Integração Metropolitana do Idoso, realizados no Ginásio Joval de Paula Souza.

O evento reuniu mais de 400 participantes em modalidades adaptadas, como Vôlei Câmbio e Basquete Relógio, que possibilitam a prática esportiva segura e inclusiva para pessoas idosas.

A competição contou com representantes de Araucária, Piraquara, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Antonina, Matinhos, Colombo, Campo Largo, Guaratuba (José Richa e Coroados), Paranaguá e Curitiba.

O objetivo principal foi incentivar a convivência, a integração e a valorização da qualidade de vida na terceira idade. Os atletas do Projeto Vida em Movimento, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), receberam os visitantes com entusiasmo.

A coordenadora do projeto, Tânia Mara Perreto, destacou a importância do encontro. “Para eles é um prazer receber os visitantes. O evento tem caráter de confraternização.

Temos 45 representantes de Araucária, incluindo idosos de até 84 anos. Neste mês, o Vida em Movimento completou 6 anos de atividades”, afirmou.

Entre os participantes, dona Inês Aparecida Campos, de 66 anos, ressaltou os benefícios da prática esportiva. “É um articulador das vértebras, melhora o físico, traz alegria, confraternizamos, fazemos amigos.

Eu não preciso tomar remédio nenhum e sei que os exercícios contribuem para isso. Treino no Vida em Movimento duas vezes na semana, também participo da roda de viola e de gaiteiros do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, faço caminhada e iôga uma vez na semana na unidade de Saúde do CSU, onde sempre medem nossa glicose e pressão. Os profissionais que nos atendem são todos ótimos”, contou.

As modalidades adaptadas buscam garantir benefícios como melhora da saúde cardiovascular, fortalecimento muscular e ósseo, manutenção da cognição e incentivo à socialização, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida.