Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

Ciclo epidemiológico de 2026 inicia com 2 notificações em investigação para dengue

temtudoinfinity
21 de janeiro de 2026
Ciclo epidemiológico de 2026 inicia com 2 notificações em investigação para dengue

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SMSA) inclui duas notificações (casos em investigação) para dengue em Araucária.

Com o início do ciclo epidemiológico de 2026, são as duas primeiras notificações registradas no ano.

O último boletim referente ao ano de 2025, divulgado pela Prefeitura de Araucária, mostrou que o município somou 65 casos confirmados da doença entre moradores: 23 deles adquiridos no município e outros 42 fora de Araucária.

O período de dias mais quentes e chuvosos é o mais propício para a ocorrência de casos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura de Araucária, por meio da SMSA, realiza o monitoramento de indicadores de infestação do mosquito ao longo do ano.

Os dados coletados são compilados pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e disponibilizados frequentemente por meio de publicação no canal da Prefeitura no Instagram (@araucariaoficial).

Denuncie A colaboração da comunidade é fundamental para que as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti alcancem o objetivo esperado.

Além dos cuidados básicos com a limpeza de casas e terrenos, os moradores também podem colaborar, por meio de registros na Ouvidoria da Saúde, para denunciar possíveis locais de foco de mosquito.

A denúncia também pode ser feita por meio dos telefones 0800-643-7744 ou 3614-7723, ou do e-mail ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br. O denunciante não precisa se identificar, mas é importante que forneça o máximo de informações, incluindo o endereço do possível foco.

Sintomas e sinais O alerta é sempre importante: Se há febre (39°C a 40°C) de início repentino, associada a sintomas como dor de cabeça, prostração (fraqueza), dores musculares e/ou articulares e atrás dos olhos, é recomendado procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo para avaliação e tratamento adequado.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas (como diabetes e hipertensão arterial) têm risco maior de adquirir casos graves e outras complicações.