Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

CMEI Estação envolve toda a escola em exposição sobre os bairros de Araucária

temtudoinfinity
9 de dezembro de 2025
CMEI Estação envolve toda a escola em exposição sobre os bairros de Araucária

Uma deficiência comum e recorrente em quase todas as escolas – públicas e particulares – é uma certa negligência com a aldeia. Aprendemos a História do Brasil, a descoberta das Américas, estudamos a Grécia clássica, o Império Romano, a formação da Europa, o Egito antigo, as grandes navegações, a revolução soviética, as guerras mundiais, a Guerra Fria, mas sabemos pouco ou quase nada da história do Paraná, da nossa cidade ou do nosso bairro.

Pois o CMEI Estação, em Araucária, encontrou uma maneira criativa de preencher esta lacuna, envolvendo toda a comunidade: o projeto “Nossos Bairros Têm Histórias”.

Em julho deste ano, a escola foi dividida, e cada turma ficou encarregada de produzir itens que representassem e contassem a história de um bairro.

Com a utilização de diversas técnicas diferentes, conforme a faixa etária de cada turma: as crianças menores coloriram pontos turísticos, outros fizeram colagens, gibis, fotos, maquetes, instalações. Todo esse material foi reunido em uma exposição montadanos corredores da escola no último dia 03, queestá aberta à visitação da comunidade até o fim do ano letivo.

“Nós percebemos que a nossa unidade reúne crianças de várias regiões da cidade.

E a equipe pedagógica teve a ideia de incentivá-los a contar a história de cada bairro, utilizando diferentes formas de expressão, compatíveis com a idade de cada turma.

Os pais aqui são muito participativos, se engajaram nos trabalhos, e o resultado não poderia ser melhor”, comentou a diretora do CMEI Estação, Helaine Lucyszyn.

Com pais engajados, a escola toda se empolgou, comprou a ideia, e alguns trabalhos – como algumas maquetes e o gibi do bairro Estação, por exemplo – são de nível profissional. Também houve o cuidado de inserir os estudantes em cada localidade, com fotos das crianças enviadas pelos pais nos pontos turísticos, usando trajes típicos ou inseridas nas maquetes.

“Tudo isso ajuda a reforçar a identificação e o senso de pertencimento com cada local”, resume a diretora.

O objetivo primordial, descrito no projeto como “despertar nas crianças o conhecimento e a valorização do espaço urbano onde vivem, promovendo a construção de uma identidade local e o senso de pertencimento”, foi cumprido com louvor.

O incentivo para que as crianças e seus pais pesquisassem a história de cada bairro e visitassem os locais conectou os estudantes e a comunidade escolar com o seu entorno, levando-os a identificar as transformações, os problemas e desafios de cada localidade.

Ou como definiu a diretora Helaine:

“Em poucas palavras, esse projeto incentivou nas crianças desde cedo o exercício da cidadania”. Exposição Nossos Bairros Têm História Em cartaz no CMEI Estação (Rua Lírio Boneto, 459 – Estação), até o fim do ano letivo.