Com quase 30 mil pessoas e três premiados com carros 0km, Araucária celebra a força do trabalhador

Araucária teve um grande evento de 1.º de Maio em homenagem aos trabalhadores no Parque Cachoeira no feriado, repleto de gente e de alegria, como não se via há muitos anos.
As quase 30 mil pessoas que passaram ao longo do dia pelo evento no principal parque da cidade mostraram que sabem aproveitar uma boa festa, organizada em uma parceria entre a Prefeitura e a Força Sindical. A cidade foi ainda a que recebeu a maior quantidade de carros zero quilômetro entre os 10 que foram sorteados durante o evento nos seis municípios participantes (São José dos Pinhais, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Largo e Londrina, além de Araucária) - foram três no total.
Um reflexo direto da participação maciça da população: foram 21.951 araucarienses inscritos nos sorteios, mais de três vezes mais do que Fazenda Rio Grande, que ficou em segundo lugar, com 7.110 participações. Os três sortudos que ganharam os veículos subiram ao palco da festa, onde foram recebidos pelo prefeito Gustavo Botogoski e outras autoridades. “Este dia é para reconhecer cada um de vocês que fazem essa cidade ser maravilhosa. Vocês fazem de Araucária essa riqueza”, declarou o prefeito, reafirmando seu compromisso com uma cidade melhor para todos, citando a regularização fundiária e a qualificação da força de trabalho por meio da vinda do Instituto Federal como exemplos práticos do que já está ocorrendo no município.
A vice-prefeita Tatiana Assuiti lembrou que há 13 anos não ocorria uma grande festa como esta no município. “Araucária merece uma festa como essa e ser uma cidade bem cuidada”, disse. A vice também agradeceu à Força Sindical pela parceria e ao povo que compareceu. A programação terminou em grande estilo, com um grande show gratuito realizado pela cantora Yasmin Santos.
O dia especial teve transporte coletivo gratuito em todas as linhas do TRIAR, um incentivo para facilitar o deslocamento do grande público recebido no Parque Cachoeira. Trio pé quente Três araucarienses receberam um belo presente pelo Dia do Trabalhador – um Renault Kwid zero quilômetro. A cidade foi contemplada logo no primeiro dos dez veículos sorteados ao longo do dia pela Força Sindical, com Rogério Miranda Alves, motorista de aplicativo residente no bairro Iguaçu, que chegou ao palco nos minutos finais do prazo estipulado para receber o prêmio, que era de 15 minutos.
E foi por pouco: os familiares entraram no parque, enquanto ele foi buscar uma vaga para estacionar o carro na região. Foi quando ouviu seu nome e teve que correr para chegar a tempo. Rogério fez o cadastro e entregou os 2kg de alimento na manhã do dia da festa. “Nunca ganhei nada, nem rifa!”, revelou. O segundo ganhador foi o vigilante Silvestre França da Cruz, morador do Boqueirão.
Ele estava na Praça de Alimentação quando seu nome foi anunciado. “Tivemos que vir comemorando. Eu não esperava, mas tinha chance”, afirmou. Ele conta que a sua inscrição on-line, realizada pela cunhada, ocorreu há cerca de duas semanas e os alimentos foram doados já no último fim de semana. Quando todos os 10 sorteios pareciam resolvidos, chegou a notícia, pela Força Sindical, de que um sorteado de Pinhais não havia aparecido a tempo de confirmar o prêmio. Foi feito um novo sorteio (o último da festa), e o vencedor novamente estava em Araucária: Wanderley David Piasecki é funcionário público em Curitiba há 39 anos e a esposa participa de feiras na cidade. Veio daí a decisão da família em se inscrever para participar do sorteio no município.
“A gente ama a cidade e decidiu vir pra cá participar”, contou a filha, Agda Piasecki, que, ao ouvir o nome do pai, saiu correndo da barraca onde trabalhava na festa. Vários outros prêmios foram sorteados no evento. Entre eles, uma bicicleta que foi para Leonardo dos Santos Silva, dono de uma auto elétrica e morador do Capela Velha. Quem ficou mais feliz foi a filha, Maria Luiza Dias Silva, de 10 anos. “Ele falou que ia comprar uma bicicleta pra mim”, revelou a menina. Agora ela vai poder andar de bicicleta na frente de sua casa e também para ir e voltar da escola – a Escola Municipal Professor Arlindo Milton Druszcz.
Segurança Um evento desse porte exige cuidados especiais para garantir a segurança de todos. Apesar do grande público, a festa transcorreu de maneira tranquila, com o apoio da Guarda Municipal de Araucária (GMA) e da Polícia Militar. Sob a supervisão da GMA, o Parque Cachoeira inaugurou um projeto piloto que conta com uma câmera de alta tecnologia, que monitora em 360 graus e conta com zoom de 32x. O monitoramento em alta definição teve início durante o 1.º de Maio Solidário, que reuniu milhares de pessoas no parque. O uso dessa tecnologia será um reforço importante principalmente no sentido de prevenir ocorrências diversas e cuidar das pessoas. A Polícia Militar também levou sua estrutura de monitoramento com câmeras para o evento.
O controle de acesso ao parque ocorreu com o uso de inteligência artificial. Ao longo de todo o dia, a equipe da GMA e técnicos da Secretaria de Ciência, Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SMCIT) puderam acompanhar, em tempo real, quantas pessoas estavam no local, bem como a entrada e saída dessas pessoas. Estrutura e serviços Os participantes da festa também puderam contar com uma praça de alimentação completa, com diversas opções gastronômicas. Da parte da Secretaria de Trabalho e Emprego (SMTE), um Mutirão de Emprego teve 228 senhas e realizou encaminhamentos para entrevistas em empresas e orientações sobre cursos oferecidos pela secretaria. O 1º de Maio contou também com o último dia da Feira de Artesanato, evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) desde 25 de abril. Participaram cerca de 40 artesãos, com bordados, crochês, bolsas, chinelos decorados, tapetes, patchwork e papelaria criativa, entre outras técnicas.
Durante os dias em que houve a Feira de Artesanato no Parque Cachoeira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), realizou uma feira de doação de cães e gatos. Nesse período, 39 animais passaram a ter um lar. A feira também ocorreu neste 1.º de Maio, quando outros 34 animais foram adotados. Em abril, a ação, que conta com o apoio de protetores independentes cadastrados na Prefeitura, já havia resultado na adoção de 91 cães e gatos. Uma estimativa inicial da Secretaria de Assistência Social (SMAS) calcula que pelo menos 30 toneladas de alimentos foram arrecadadas durante o evento.
Na terça-feira (29), 1,7 tonelada de alimentos doados antecipadamente foi distribuída a representantes das associações contempladas – Tribo das Doze, Instituto Schnorr, Mães Israelenses, Portelinha e Reação Periférica. Para esta primeira entrega, foi feita a avaliação técnica dos profissionais da SMAS e de organizações que já atuam na área da segurança alimentar e nutricional. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego (SMTE) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a Força Sindical.
Fonte: https://araucaria.atende.net/cidadao/noticia/com-quase-30-mil-pessoas-e-tres-premiados-com-carros-0km-araucaria-celebra-a-forca-do-trabalhador