Integrantes da Guarda Mirim de Araucária se destacam no projeto Essência Empreendedora

A Guarda Mirim de Araucária foi convidada pelo Grupo Somar, uma organização sem fins lucrativos, a participar do projeto Essência Empreendedora, destinado a estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio, com idades entre 14 e 18 anos.
Ao fim da formação, duas alunas foram premiadas pela dedicação e competência e a Guarda Mirim de Araucária foi reconhecida como a melhor instituição desta edição da atividade. Seis alunos da Guarda Mirim aceitaram o desafio de integrar o projeto.
Os encontros semanais, realizados sempre às sextas-feiras e conduzidos pelo Grupo Somar, envolveram avaliações contínuas, dinâmicas práticas e conteúdos aplicados ao empreendedorismo.
Na primeira fase, todos os representantes da Guarda Mirim avançaram.
Como resultado final, duas representantes da Guarda Mirim conquistaram o primeiro e o segundo lugar do pódio entre o total de 35 participantes, vinculados a sete instituições.
A vencedora foi Eduarda Gabrielly Machado dos Santos, que, segundo a organização, “se destacou pelo esforço incansável, disciplina exemplar e notável evolução durante o projeto”.
A vice-liderança foi conquistada por Geovana Castro de Lara que, nas palavras dos responsáveis, “demonstrou criatividade, determinação e maturidade impressionantes, evidenciando grande potencial empreendedor”.
As premiações foram de R$ 1 mil para o primeiro lugar e de R$ 550 para a segunda colocação.
O Essência Empreendedora gera um impacto profundo na vida dos participantes, promovendo crescimento pessoal, amadurecimento, fortalecimento da autoestima, senso de responsabilidade, visão empreendedora, desenvolvimento de liderança, comunicação e trabalho em equipe.
O projeto também estreitou vínculos entre alunos, familiares e instrutores, reforçando uma base sólida de confiança e motivação para o futuro.
O projeto teve início no dia 30 de julho, com o treinamento dos instrutores voluntários do Grupo Somar, e as aulas específicas dos alunos da Guarda Mirim com o Grupo Somar ocorreram entre 17 de outubro e 05 de dezembro. Na fase final, cada participante precisou desenvolver um projeto de negócio e apresentá-lo em até cinco minutos.
Durante toda a jornada, os guardas mirins foram acompanhados e orientados pelo instrutor e guarda municipal Shiguematsu, com o aval e apoio do coordenador Paranhos. Além do empenho dos jovens ao longo da formação, a coordenação da Guarda Mirim também ressaltou “o apoio fundamental dos familiares, que incentivaram e acompanharam seus filhos em cada etapa”.
