Parque Cachoeira recebe a 4.ª Feira de Sabores das Colônias

A partir desta quinta-feira (04), todos os caminhos levam novamente ao Parque Cachoeira, que até domingo (07) será o cenário da quarta edição da Feira de Sabores das Colônias.
Promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), a festa reúne produtores rurais, artesãos e empreendedores do município e também atrações musicais, praça de alimentação, feira de adoção de animais e exposições de carros e motos antigos.
“A ideia é valorizar a produção local, promover o agroturismo e oferecer à população de Araucária a oportunidade de ter acesso a produtos frescos, de qualidade e cultivados com muito carinho pela nossa gente – e também de confraternizar, reunir as famílias, conhecer o nosso artesanato, comer, beber e se divertir”, sintetiza o secretário da Agricultura, João Paulo Druszcz.
Claro que o morango será um dos destaques da feira, já que é protagonista na produção rural de Araucária há mais de duas décadas. Por sinal, foi na gestão do atual prefeito Gustavo Botogoski à frente da SMAG que foi implantado o Programa do Morango, por meio do qual o município fornece gratuitamente as mudas aos produtores interessados em cultivar a fruta.
“A ideia era simples, diversificar a produção agrícola – até então muito concentrada na cultura da batata – e oferecer uma nova possibilidade de renda”, relembra o prefeito.
“Deu tão certo que hoje Araucária é um dos maiores produtores de morango do Paraná, e ele representa R$ 42,4 milhões do valor bruto da nossa produção agrícola. Sem falar no impulso que deu ao turismo rural, com a implantação de diversos colhe-e-pague, que oferecem um experiência completa aos visitantes”, acrescenta.
Outro projeto que os visitantes da feira vão poder conferir de perto é o Programa Agroindústria Queijeira Legal, que incentiva e regulariza a produção artesanal de queijos no município – resultando em premiações frequentes nos concursos nacionais do produto.
Cerca de dez produtoras participam atualmente do programa, que recebem orientações desde práticas de higiene até a escolha da matéria-prima, passando pela rotulagem e armazenamento adequado do produto.
Alguns desses queijos estarão disponíveis no pavilhão de exposições da feira. Além do morango e dos queijos, também serão oferecidos itens como pães, embutidos e geleias, entre outros.
Atrações A 4.ª Feira de Sabores das Colônias também terá uma exposição de carros antigos, na quinta e sexta, das 18 às 22h, e no sábado e domingo, das 10 às 18h. E um encontro de motociclistas no domingo, das 10 às 15h. Serão 18 produtores de hortifruticultura e agroindústria e 22 artesãos no Pavilhão de Exposições, além de uma praça de alimentação com 12 food trucks.
Na parte musical, estão programados vários shows: na quinta, às 19h30, Ricardo Montanha; na sexta, no mesmo horário, a dupla Guilherme & Gabriel; no sábado, às 19h, quem se apresenta é Jacqueline Lima, e às 20h30 a banda Folk You; no domingo, quem abre os trabalhos às 16h é a Orquestra do Projeto Garoto Cidadão; às 16h30, tem Duda Vieira; às 17h, Fernando Netto; e quem encerra a programação, às 19h30, é Patrícia Santos.
