Carregando...
Araucária - PR
Voltar para o blog

Patrulha Maria da Penha acompanha mais de 1.000 medidas protetivas em Araucária

temtudoinfinity
6 de novembro de 2025
Patrulha Maria da Penha acompanha mais de 1.000 medidas protetivas em Araucária

A Patrulha Maria da Penha de Araucária, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), acompanha atualmente mais de 1.000 medidas protetivas concedidas pela Justiça a mulheres vítimas de violência.

Somente em outubro, o número chegou a 1.080 acompanhamentos ativos, confirmando o compromisso do município com a proteção e segurança das mulheres.

De acordo com dados da SMSP, a Patrulha tem mantido uma média de mil medidas protetivas monitoradas nos últimos meses: foram 989 em maio, 996 em junho, 940 em julho, 980 em agosto, 1.061 em setembro e 1.080 em outubro.

Proteção e monitoramento A Patrulha Maria da Penha de Araucária atua para garantir que as medidas protetivas determinadas pela Justiça sejam cumpridas, com visitas presenciais e acompanhamentos por telefone, dependendo da necessidade de cada caso.

Entre as ferramentas de segurança disponíveis está o botão do pânico, um dispositivo que permite acionamento imediato da Guarda Municipal de Araucária (GMA) em situações de risco de descumprimento da medida protetiva, como a aproximação do agressor.

Quando o alerta é disparado, a equipe pode agir rapidamente e efetuar a prisão em flagrante. Atendimento 24h Além do acompanhamento das medidas protetivas, a Guarda Municipal de Araucária realiza atendimento 24 horas por dia a ocorrências de violência doméstica.

Somente em outubro, foram 49 atendimentos relacionados a esse tipo de violência. As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

*Telefone 153 (Guarda Municipal de Araucária);

*Aplicativo Atende.net, selecionando o serviço correspondente;

*Polícia Militar, pelo 190; Esses canais permitem o acionamento rápido da equipe de segurança, garantindo proteção às vítimas e resposta imediata em casos de emergência. CRAM Araucária Além da atuação da Patrulha, o município conta com o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) – um equipamento público vinculado à Secretaria de Assistência Social (SMAS) que oferece acolhimento, apoio psicossocial e orientação jurídica a mulheres em situação de violência doméstica.

O serviço é gratuito, sigiloso e respeita a decisão de cada mulher, abrangendo diferentes tipos de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. O CRAM fica na Rua Lourenço Jasiocha, 2.273 – próximo à Secretaria Municipal de Educação e à Escola Werka. Informações: (41) 9927-3897.