Procon Araucária aciona Sanepar a respeito das interrupções no abastecimento

O Procon Araucária informa que o consumidor pode buscar atendimento sempre que se sentir lesado ou tiver problemas relacionados aos serviços prestados por empresas que prestam serviços básicos, como a Sanepar.
O órgão local de defesa do consumidor esclarece que está atento às demandas e reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos consumidores, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990).
Além de manter um canal de comunicação direto com a Sanepar, o Procon Araucária também confirmou uma parceria para que a companhia realize atendimentos presenciais de esclarecimentos e tentativas de acordo nas dependências do órgão de defesa do consumidor.
A data do início desse atendimento será divulgada nos canais oficiais de divulgação da Prefeitura de Araucária. Quando procurar o Procon?
No caso da Sanepar, o consumidor pode buscar atendimento nas seguintes situações: Cobrança indevida ou abusiva na conta de água/esgoto;
Falta recorrente de abastecimento, sem aviso prévio ou justificativa adequada; Problemas com a qualidade da água fornecida;
Dificuldade de acesso aos canais de atendimento da empresa ou ausência de resposta;
Interrupções prolongadas no serviço, sem comunicação adequada ou medidas compensatórias.
Análise e comprovação Conforme explica o Procon Araucária, durante o atendimento ao consumidor a equipe técnica faz uma análise criteriosa do caso, com base nas evidências apresentadas e na legislação vigente.
Para isso, é fundamental que o consumidor apresente documentos que comprovem a relação de consumo (como contas, protocolos, fotos, vídeos, e outros registros pertinentes), bem como documentos pessoais.
Cabe indenização? O Procon Araucária esclarece que, em casos mais graves, como danos materiais (ex: queima de equipamentos pela má qualidade da água ou falhas no fornecimento), danos à saúde ou prejuízos financeiros relevantes, pode haver possibilidade de indenização por danos morais e/ou materiais, mediante a comprovação do prejuízo.
Nessas situações, o consumidor será orientado quanto às medidas cabíveis – incluindo o encaminhamento para o Judiciário, se for o caso.
Atendimento O Procon Araucária conta com técnicos capacitados e preparados para prestar esclarecimentos e intermediar conflitos entre consumidores e fornecedores.
Os canais de atendimento são:
Atendimento presencial na sede do PROCON (Rodovia do Xisto, 5.815, junto à Secretaria de Trabalho e Emprego), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Telefone: (41) 3614-1786.
E-mail: procon@araucaria.pr.gov.br