SESC traz atrações culturais para a 24.ª Feira do Livro e 9.º Festival Literário de Araucária

A 24.ª edição da Feira do Livro e o 9.º Festival Literário de Araucária, promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), vão contar com uma programação especial em parceria com o SESC.
Entre os dias 22 e 29 de agosto, o público vai poder prestigiar espetáculos que unem literatura, artes cênicas e cultura popular, com apresentações gratuitas e abertas a todas as idades, no Parque Cachoeira.
Confira a programação do SESC: 23/08 – às 9h e 13h30 “Histórias de Quem Anda pelo mundo” – Os Tapetes Contadores de Histórias Narradores dão vida a contos tradicionais do Egito, Peru e Índia, utilizando tapetes bordados, bonecos e a arte da manipulação. No repertório estão histórias como “Loulyia, a Princesa do Deserto”, “O Bagrecico” e “Um Brahmane Bom Demais, um Tigre muito Tolo e um Chacal muito Esperto”. Fundado em 1998, o grupo já se apresentou em 14 países e é referência na fusão entre narrativa e artesanato têxtil.
25/08 – às 9h e 13h30 | 26/09 – às 9h “O Kamishibai vai Começar!” – Cia Koi Espetáculo inspirado na tradicional arte japonesa de contar histórias por meio de ilustrações. Traz os contos “As Peras da Montanha” e “A Mensagem de um Balão”, combinando teatro, música ao vivo e interação. A montagem valoriza a diversidade cultural e desperta o interesse pela literatura e pelas artes, encantando famílias. Com histórias e músicas, crianças poderão aprender sobre a importância da reciclagem, da criatividade e da valorização da cultura local. O espetáculo é uma ferramenta pedagógica que estimula a imaginação, a curiosidade e o senso crítico, convidando-as a refletir sobre o mundo ao seu redor e a construir um futuro mais sustentável.
26/08 – às 13h30 | 27/09 – às 9h e 13h30 “Histórias da Rainha Efigênia” – Ciliane Vendruscolo O espetáculo celebra a trajetória da artista Efigênia Rolim, que transformava materiais reciclados em vestidos e instrumentos musicais. Inspirado em seus livros, o projeto promove interação com o público e reflete sobre sustentabilidade, inclusão e representatividade. Uma homenagem à criatividade e ao poder transformador da arte.
28 e 29/08 – às 9h e 13h30 “Grande Circo Grandevo” – Teatro de Marionetes Uma trupe de marionetes apresenta, com poesia e humor, reflexões sobre o envelhecimento, abordando temas como reinvenção, solidão e preconceito. Com estética circense e trilha sonora original, o espetáculo mostra que a arte e a vida seguem vibrantes em todas as idades. Com delicadeza e humor, a montagem aborda temas como reinvenção, preconceito, solidão e as novas formas de encantamento que surgem com a idade.