SMED recebe carregamento emergencial de carne para as unidades escolares

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) recebeu na manhã desta sexta-feira (29) uma carga de 2,6 mil kg de carne moída fresca da Alca Alimentos, a empresa contratada emergencialmente para minimizar o impacto causado pelos problemas de abastecimento verificados com os fornecedores que têm contrato vigente com a Prefeitura de Araucária – o que causou a falta de carne nas unidades escolares nos últimos dias.
O diretor do Departamento de Alimentação Escolar da SMED, Rafael Soares Lopes, informou que outro carregamento, contendo 3,5 mil kg de carne em iscas e cubos deve chegar na próxima terça-feira (02).
“Somando a carga de hoje e a que vai ser entregue na semana que vem, temos carne vermelha suficiente para cinco dias de merenda nas nossas unidades”, destacou.
“Mas na outra semana a situação já deve estar normalizada, com a entrega dos outros fornecedores.” Contrato emergencial A SMED divulgou uma nota na noite desta quinta-feira (28), informando que a situação da alimentação nas unidades da rede municipal foi impactada por problemas com o fornecimento dos produtos.
“No caso das carnes, dos três fornecedores contratados ainda na gestão anterior, dois deixaram de entregar os produtos – por diferentes razões –, o que sobrecarregou o fornecedor remanescente, que tem tido dificuldade para dar conta dos pedidos da Prefeitura, gerando atrasos.
As empresas que não estão cumprindo o contrato têm sido notificadas e serão penalizadas na forma da lei”, prossegue o texto. “Para minimizar o impacto para as crianças, a Prefeitura fez uma contratação emergencial que vai garantir o fornecimento de carne vermelha (de diferentes cortes) para a próxima semana”, informou a Secretaria, referindo-se aos produtos entregues nesta sexta e na próxima terça.
A SMED lembra ainda “que não é possível adquirir os alimentos em falta diretamente de fornecedores que estão fora do processo legal de contratação da Alimentação Escolar”.
Que não se trata, portanto, de falta de recursos, e sim “de uma séria restrição na entrega por parte do único fornecedor de carneshabilitado até o momento, o que está comprometendo o abastecimento”.
Por fim, aSecretaria Municipal de Educaçãovai fazer um novo contrato emergencial para garantir o abastecimento das outras proteínas (frango, peixe e ovos), que nos últimos dias também tiveram o abastecimento comprometido.
“De uma maneira geral, com exceção das proteínas, as cozinhas das unidades estão bem abastecidas, e a Prefeitura de Araucária tem feito tudo o que está ao seu alcance para normalizar o fornecimento dos alimentos em falta com a maior brevidade possível” concluiu a secretária de Educação, Tatiana Assuiti.