Artesãos de Araucária levam tradição e qualidade à Feira Internacional de Artesanato

1

A Casa do Artesanato de Araucária está presente na 42ª Feira Internacional de Artesanato (FEIARTE), que acontece no Centro de Eventos Positivo em Curitiba (Expo Barigui).  A participação da cidade na feira é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e conta com uma variedade de peças artesanais de alta qualidade e tradição, incluindo itens utilitários, decorativos, brinquedos e souvenirs, produzidos por 55 artesãos locais.

Com mais de 200 expositores e um público acima de 30.000 visitantes, a Feiarte é considerada o principal evento do setor, na região sul do país, e é uma alternativa de entretenimento artístico e cultural para toda a família. Além de celebrar a arte do artesanato e promover a conexão cultural entre artesãos e visitantes.

Durante a feira, os artesãos da Casa do Artesanato terão a chance de estabelecer contatos com outros artistas e potenciais compradores, além de conhecer novas técnicas e tendências do mercado. De acordo com a coordenadora da Casa do Artesanato Maria de Lourdes Cardozo de Lima, a presença na Feiarte pode trazer um aumento significativo nas vendas dos artesanatos, impulsionando a economia local e ajudando a sustentar a atividade artesanal na região. “A participação da nossa cidade na Feiarte sempre foi muito importante. É gratificante ver como essa feira eleva o nome do município e dá uma grande divulgação tanto para a cidade quanto para os artesãos que participam. Estou muito feliz por participar novamente deste evento e acredito que será uma experiência enriquecedora para todos nós", comenta.

Lidia Druizk Markovicz é uma das artesãs que está expondo o seu artesanato na Feiarte, ela comenta que essa participação na feira é uma grande experiência, pois há pessoas de diversos países e estados vendo a sua arte. “Para mim, essa é uma oportunidade incrível para promover meus produtos e alcançar novos clientes. Ao participar desse evento, eu posso me conectar com outros artistas e artesãos, aprender novas técnicas e tendências do mercado, além de receber feedback direto dos clientes sobre meus produtos. Tenho certeza de que essa experiência me ajudará a aprimorar minha arte e expandir meus negócios ainda mais”, diz.

De acordo com o gerente da Feiarte Zeno Sanches, a feira é uma verdadeira mostra da diversidade cultural e artística, com a participação de mais de 20 países, incluindo Itália, Japão, Turquia, França, entre outros, além de diversos estados brasileiros, como Amazonas, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “Essa ampla participação demonstra a relevância da feira e a diversidade cultural presente no evento”, explica.

Além disso, a Feiarte oferece muitas oportunidades de aprendizado, com oficinas gratuitas de artesanato em madeira, bambu, pintura, tecido, pedras e mosaicos. De acordo com Zeno, o objetivo dessas oficinas é ensinar uma nova profissão e promover a inclusão social de pessoas em situação de risco ou com baixa renda que buscam meios de melhoria, além de fomentar o empreendedorismo. Para completar a experiência, a feira também oferece uma grande variedade gastronômica e apresentações culturais diárias, incluindo danças árabes, folclóricas israelenses, japonesas, indianas, do ventre, turcas, ucranianas e Ítalo-brasileiras.

A feiarte vai até 1º de maio de 2023, das 14h às 22h, com ingressos no valor de R$ 15,00.

Casa do Artesanato

A Casa do Artesanato está localizada no Parque cachoeira, em Araucária (Rua Ceará, Bairro Iguaçu). O horário de atendimento é na segunda-feira das 13h00 às 17h00, terça a sexta-feira das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 e aos domingos das 13h00 às 17h00.

Não deixe de visitar e prestigiar o trabalho dos artesãos locais!

Compartilhar

Noticias

img_1E12ADD97F20D176CF11ECE0DC00B67B40F942D9[1]
Reclamações de empréstimos consignados dominam ranking do primeiro semestre de 2023 do PROCON de Araucária
Durante o primeiro semestre de 2023, a prestação de contas do PROCON Araucária trouxe à tona um cenário marcado por um alto volume de atendimentos e desafios enfrentados pelos consumidores
Charming curly dark-skinned woman in white blouse smiles sincerely, looks into camera and poses in
SMTE oferece curso gratuito de Gestão de Pequenos Negócios em Comércios e Serviços
Inscrições serão feitas no dia 11 de julho na sede da SMTE a partir das 7h30
img_1F1C65D00C62D0A0FF51FAE9B87FF3DDA9A149B8[1]
Obras da nova escola Egipciana e do CMEI Iguatemi avançam
Os dois novos prédios melhorarão as condições de atendimento das crianças matriculadas nessas unidades municipais.